terça-feira, 15 de maio de 2012

Experimento II - Enquadramentos - Aberto, Médio e Fechado

Este experimento foi produzido à partir do exercício da aula de enquadramento, tendo o parceiro de trabalho como modelo, frente à um mesmo cenário.
   Por produzir as fotos sozinhas ja de saída, tive dois desafios: o equipamento e o ou a modelo! Tentei emprestar o equipamento da universidade (com o qual fiz o exercício anterior) não obtendo sucesso. Até que puder usar um equipamento profissional (Nikon D2XS), o que me colocou diante de uma novo desafio, lidar com algo novo, pouquíssimas vezes havia tido a oportunidade de lidar com um. Assim os desafios eram 2, escolher a/o modelo e manusear um equipamento desconhecido.
  A paisagem escolhida foi a praia da Ribeira em Salvador. O primeiro enquadramento explorado foi o Aberto, sendo o Grande plano geral (GPG), indicado para paisagens o primeiro a ser trabalhado. (a lente utilizada foi uma 17-55mm - abertura 2.8 em ISO 100)




Tinha em mente usar meu companheiro como modelo, no entanto ao iniciar as fotos outras pessoas me chamaram a atenção, mais específicamente os pescadores que estavam na ponte, assim, foi produzido o Plano Geral (PG), localizando os personagens frente ao cenário.


Adentrando o Enquadramento Médio onde o personagem toma destaque, deparei-me com a escolha do modelo principal. Pedi licença explicando o motivo pelo qual eu estava ali fotografando e todos foram muito receptivos comigo, ocorrendo a escolha de forma natural.
  O primeiro plano desta modalidade foi o Plano Conjunto (PC) que situa mais de um personagem em destaque.


Muito simpático senhor Fernandinho, mostrou-se tranquilo diante da câmera, me possibilitando o plano Americano (PA) caracterizado por ter o personagem em destaque enquadrado na altura dos joelhos.



O ultimo plano da modalidade foi o Plano Médio (PM) no qual o personagem está enquadrado na altura da cintura.


Na modalidade de Enquadramento Fechado, onde o personagem toma destaque, por não ter intimidade com o personagem e estar usando uma lente que exigia de mim a proximidade do objeto, preferi destacar o fazer, para preservar a espontâneidade com a qual as pessoas estavam agindo e assim foi produzido os planos:
  
  Primeiro Plano (PP)

 
Primeiríssimo Plano (Close-up)


Plano Detalhe (PD)


   Senti-me satisfeita com o resultado, embora tenha demorado para produzi-lo, principalmente pelas relações de troca estabelecidas neste simples contato, além da riqueza do ambiente.
   Agradeço à  meu companheiro Eduardo Tavares que gentilmente me emprestou o equipamento e aos moradores da Ribeira: Fernandinho, Marcos, Paulo e Beto que com muita simpatía me possibilitaram a realização deste experimento.

4 comentários:

  1. Flavia, o enquadramento primeiro plano, faça de um rosto até o peito. A medida do braço ficou detalhe. E close up faça do rosto, sem pescoço. Também este que fez está detalhe. No plano americano tire a maior parte do cenário e deixe só o personagem na altura da perna (ele está certo), mas há cenário demais (a foto está quase um plano geral). Risos. O mesmo vale para a foto em plano médio, que está um plano conjunto. Vamos consertar então... ( a escolha dos personagens e do cenário foi ótima!!!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alene, tudo bem, vou consertar! Agora... me veio uma dúvida, para trabalhar estes conseitos eu tenho que SEMPRE trabalhar com rostos? AH... as fotos mudarão de contexto, tudo bem?

      Excluir
  2. Flavinha, muito bem escolhido o cenário e pessoas para as composições. A espontaneidade foi um ponto importante que deu o tom nas fotos.
    Vamos às observações técnicas. rs!
    No Grande Plano Geral (GPG), a moça caminhando poderia estar mais distante, recebendo menos destaque. No geral, o enquadramento ficou bom;
    No Plano Geral (PG), somos direcionados ao céu cheio de nuvens, vamos descendo, observando a imagem e finalmente encontramos os personagens já exercendo alguma atividade. Interessante!;
    Plano Conjunto (PC) tá certinho;
    Plano Americano (PA) ficou bom, mas é como Alene falou: poderia ter menos cenário e mais personagem. Em um lugar aberto e com o personagem agindo espontaneamente deve ter sido um pouco complicado, né?
    Quanto aos enquadramentos fechados, seria mais interessante compô-los com as feições dos personagens.

    No geral, ficaram muito boas as composições!

    ResponderExcluir
  3. As observações que faríamos seriam as mesmas que Alene e Jamile e Kelvin fez, sendo assim aproveito para parabenizá-la pelo rico cenário abordado na foto.
    :)

    ResponderExcluir